quarta-feira, 1 de julho de 2015

Leite Materno | Composição

O leite materno é a melhor opção para todos os bebés. É considerado o ideal e é superior a qualquer leite artificial. Durante os primeiros 6 meses de vida o seu bebé pode ser alimentado exclusivamente só com leite materno porque este é o mais completo que existe.
O leite materno não é um "leite monótono", ou seja, este é produzido de acordo com as necessidades do bebé ao longo do seu crescimento. A produção de leite passa por várias fases primeiro temos o colostro e depois o leite maduro.

O colostro é o primeiro leite que a mulher produz nos primeiros dias após o parto. Este é designado frequentemente como a "primeira vacina". É espesso, pegajoso e de cor amarelada ou transparente.
Posteriormente, por volta do 5º dia após o parto temos a "subida do leite" que poderá causar alguns desconfortos, tais como: febre, dor no peito e cansaço. As mamas podem ficar quentes, sensíveis, rijas e até encaroçar. Esta fase pode durar 24 a 48h.
O que fazer para aliviar os sintomas da "subida do leite"?
  • Manter a amamentação;
  • Aplicar calores ou tomar um duche quente antes de amamentar;
  • Aplicar frio depois de amamentar (ajuda a diminuir a tensão e o inchaço das mamas);
  • Um bom soutien (sem arame de suporte e com abertura completa da copa); 
  • Massajar ligeiramente as mamas;
  • Recorrer a uma bomba para extrair leite.
Após esta fase temos o leite maduro, que é menos espesso. Este varia ao longo da mamada. No inicio temos o leite inicial que se apresenta mais fino e aguado, e posteriormente temos o leite final que se apresenta mais grosso.

A produção de leite é regulada pelas necessidades do bebé. Portanto, quanto mais o bebé suga (mama) mais leite é produzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário